terça-feira, 22 de setembro de 2009

Davi x Golias ?

O confronto hoje entre Bahia e Ipatinga poderia ser denominado pelo título dessa postagem, levando-se em consideração fatores históricos naturais. O que veremos em campo nesta terça-feira, no Ipatingão, será um duelo entre um time bicampeão brasileiro nos anos de 1959 e 1988, com uma história belíssima de 43 títulos estaduais, de campanhas fantásticas na elite do futebol brasileiro, contra um adversário que, historicamente, não tem expressão alguma no cenário esportivo. O Ipatinga Futebol Clube foi registrado no dia 21 de maio de 1998, e se chamava Novo Cruzeiro F.C, fazendo alusão ao grande mineiro, que emprestava jogadores ao clube recém criado. Sim, a história do Ipatinga, o adversário do Bahia na noite de hoje, tem apenas 11 anos, um título do Campeonato Mineiro e uma disputa honrosa, diga-se de passagem, de semi-final da Copa do Brasil em 2006.

Avaliando por essa ótica, ficaria simples diagnosticar, ou prenunciar, esta partida. Porém, meus caros amigos, o futebol é um esporte que apaixona por ser imprevísivel, e não considerar a lógica como um fator decisivo. Então nós, torcedores do tricolor de aço, não podemos esperar um jogo fácil, onde o Bahia dominará as ações, e ganhará com facilidade do menor de idade mineiro.

O jogo é muito complicado, ainda mais se considerarmos as situações atuais das duas agremiações: o Bahia, de grandes vitórias e conquistas, de times que já encheram os olhos dos comentaristas esportivos do Brasil inteiro no final da década de 80 e início dos anos 90, vem passando por uma fase ruim, crise interna, contratações, ao meu humilde olhar, mal feitas, e resultados anteriores pífios. Esse contexto traz ao jogo um ar de dramaticidade, já que se o Bahia não vencer essa partida, possivelmente dormirá a 26ª rodada entre os 4 que estariam na Série C em 2010 (Deus nos livre de novo !!). O Ipatinga está em 9º lugar, e é o 4º melhor time do returno com 1 derrota em 6 jogos, o precedente lógico, e não histórico, é muito ruim para o tricolor de aço, o Ipatinga vem para cima do Bahia em busca dos 3 pontos, que deixariam o time mineiro ainda na briga por uma das 4 vagas para o acesso à 1ª Divisão, apesar de não acreditar na subida do adolescente mineiro.

Enfim, meus caros, é torcer muito para uma vitória tricolor, mesmo sabendo que a missão é muito difícil, jogar na casa do adversário, mesmo sem muito público, mas em um campo onde eles estão acostumados a jogar e treinar, e a contar pela qualidade do anfitrião do Bahia hoje. Torcerei muito pela vitória, ainda achando que tecnicamente o Ipatinga supera o Bahia, mesmo sem contar com Marcelo Ramos, ponto diferencial do time, artilheiro muito conhecido por nós, e um definidor de primeira, que se encontra no Departamento Médico, ainda bem pra nós, o time não é bobo, e vai buscar a vitória logo nos minutos iniciais. Temos que suportar a pressão até os 15, 20 minutos de jogo, acalmar os ânimos do adversário e colocar a bola no chão, o Bahia não pode continuar tentando "armar" jogadas com os famosos chutões de Nen e Evaldo, que hoje não joga, Graças a Deus.

Teremos um Bahia um pouco diferente hoje, com a entrada de Léo Medeiros na meiuca, com Hernani, Leandro e Hélton Luiz completando a zona tática do jogo, e uma inovação do nosso técnico, ele irá promover a estréia do avançado Laécio, pelo que tudo indica. Sinceramente, desejo boa sorte ao atacante e espero que ele supere com gols e bom futebol o fraco histórico que possue. No mais, teremos uma postura defensiva do Sérgio Guedes, não expondo muito o time, mas buscando uma saída de bola com mais qualidade, já que teremos o Léo para buscar a bola e tentar municiar nossos centroavantes, esperamos encaixar alguns contragolpes e afastar de vez esse fantasma que nos ronda. Série C não, não merecemos isso, temos uma das maiores torcidas do país em presença de público, mas já estamos cansando dos times armados pelos nossos fracos dirigentes.

No mais, boa sorte ao Bahia, espero iniciar o blog amanhã com uma vitória tricolor.

Abraço, amigos e fé na vitória hoje.

_____________________________________________________________________________________

Ahhhhhh... para piorar a situação, temos um retrospecto péssimo contra os mineiros, em 2006, pelo octogonal decisivo da Série C, perdemos por 2 a 0, no jogo de volta, em Ipatinga, nova derrota - 3 a 1. O terceiro encontro foi em 2009, no turno da Série B - empate frustrante em 1 a 1, em pelo Pituaçu.

Xiiiiiiiii... o que pensar dessa partida ?

3 comentários:

  1. Como comentarista, você é um fanático torcedor do Bahêêêaaa

    ResponderExcluir
  2. Do jeito que está... nos resta rezar!! E "Bora Bahêêêaaaa!!!"

    ResponderExcluir
  3. Dessa forma o Bahia entra na Zona fácil, fácil. Empate fora de casa não é um mal resultado, mas se tratando da situação do Bahia... Agora tem de torcer para o Vasco ganhar o Duque de Caxias, e o America-RN perder tb. Lembrando que futebol é uma caixinha de surpresa...tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir