quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vai continuar ou vai desistir ?


Qual será a reação do elenco vascaíno à invasão dos torcedores, promovida pela Torcida Organizada Força Jovem do Vasco na tarde da terça feira, no jogo de hoje contra o Internacional de Porto Alegre no São Januário ? Essa pergunta é fundamental para analisarmos o futuro do Clube Regatas Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro de 2010. A tendência é bem clara ao torcedor consciente, o Vasco não armou uma equipe qualificada para a disputa do certame, há muito tempo sofre com a dependência do capitão Carlos Alberto, e não só dele, mas sim de um jogador de qualidade, que chame a responsabilidade, que tenha influência com o grupo, que seja identificado com o clube. A carência é grande de um craque, de um jogador decisivo, de um Edmundo de 1997, de um Romário de 2000, jogadores que possam definir a partida, mesmo que ela pareça a mais complicada do mundo.

A deficiência de elenco é nítida, e faz com que Celso Roth, que entrou numa roubada terrível, escale uma equipe dita defensiva, com um meio formado por Rafael Carioca, Léo Gago e Souza, com Nilton mais recuado, fazendo função de terceiro zagueiro, e teoricamente dando mais liberdade para Ramon e o questionado Élder Granja. Não adianta reclamarmos, a melhor formação é essa sim, não temos peças de qualidade, temos um elenco limitado. Necessitamos, hoje, de um meia de ligação, que faça a bola correr e não corra com ela; precisamos de um lateral direito, já que Fagner se encontra contundido e Élder Granja não vem apresentando um bom futebol faz tempo; e precisamos de um centroavante definidor, Élton seria esse homem, mas vem se apresentando aquém do esperado, jogando com muita raça, mas com pouca efetividade, até porque não temos o homem de ligação que possa deixá-lo em condições de finalizar. Enfim, a situação é muito complexa, as chegadas de Cesinha (que estreará hoje), Zé Roberto ( que pode suprir um pouco a falta de um meia de qualidade) e Nunes (que pode ser o nosso tão sonhado camisa 9) trazem um alento ao torcedor, mas não tornam a situação menos drástica. Temos a obrigação de vencer o Internacional, hoje, em nosso estádio, pelo menos para respirar um pouco, sair da incômoda zona de rebaixamento, e criar um clima mais agradável para o embate contra o Botafogo no domingo.

A análise do jogo de hoje, ao meu ver, é bem simples, o argentino Jorge Fossati armará, provavelmente, o time no 3-5-2, com Bolivar, Sorondo e Fabiano Eller compondo a zaga colorada, dando possibilidade ao Vasco a jogar com velocidade, já que não me parece uma zaga tão leve, são zagueiros altos, não tão móveis, e que poderão ter trabalho se o Vasco jogar com velocidade. O meio de campo gaúcho, que será a base do jogo e o setor onde o Vasco deve se concentrar com inteligência para conseguir um resultado positivo hoje. A meiuca do Inter será formada por Nei, Sandro, Guiñazú, Andrezinho e Kleber; onde Nei e Kleber devem ser os laterais, devendo a zaga vascaína ter muito cuidado com os apoios pelo lado esquerdo, já que a qualidade do Kleber é indiscutível, fazendo com que busquemos uma marcação mais reforçada por aquele lado do campo; teremos Guiñazú e Sandro, como volantes de origem, são jogadores fortes, marcam muito bem, o argentino é um dos maiores ladrões de bola em atuação no futebol brasileiro, mas têm defeitos, a saída de bola não é com tanta qualidade, fazendo com que Andrezinho (o homem mais avançado do meio colorado) desça para buscar a bola; o colorado deverá ter Alecsandro e Walter, um ataque extremamente perigoso, com o veloz Walter, que pode jogar mais pelas pontas e o centralizado Alecsandro, que possui um poder de finalização fantástico, pelo meio.

Como vemos, o time do Inter é muito qualificado, muito mais do que o Avaí, por exemplo, e será uma tarefa muito complicada o Vasco arrancar uma vitória na noite de hoje, mas é possível, sempre é. Eu tentaria explorar o lado esquerdo do time sulista, já que Kleber funcionará como um ala, e deixará o lado esquerdo mais fragilidade teoricamente. Outro ponto que podemos e devemos investir é na marcação desde o campo do Internacional, Guiñazú possui um passe melhor que o do Sandro, mas ambos possuem dificuldades nessa saída, creio que uma marcação sob pressão fará termos maior posse de bola no meio de campo, e com isso termos um domínio territorial. Ainda defensivamente, devemos "colar" no jovem Walter, se possível com sobra, o "menino" é muito veloz e será o ponto diferencial no ataque do Inter.

Já com a bola nos pés, o Vasco tem que jogar com inteligência, fazendo a bola rodar com velocidade, não se atendo somente ao Ramon, como fazemos em geral, mesmo que o Granja seja deficiente, temos que fazer a bola girar da esquerda pra direita com mais velocidade, e vice versa. Vamos torcer, de verdade, para que o Coutinho possa estar inspirado, e ocupe o espaço deixado pelas subidas do Kleber, conseguindo servir o Ricardo Lucas (o Dodô do Botafogo e Fluminense, porque no Vasco ainda é Ricardo Lucas) para que possamos criar chances mais reais de finalizar ao gol.

Meus caros, a tarefa é das mais difíceis, o time do Inter é muito superior ao nosso, e teremos que jogar com o coração, com raça, como se estivesse valendo uma disputa de título nesse jogo. Repito, a vitória será fundamental para darmos prosseguimento no Campeonato. Vamos pra cima deles, Vascão !! É tudo ou nada !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário