quarta-feira, 12 de maio de 2010

E aí, Dunga ???



Saiu a esperada convocação dos 23 "melhores" atletas futebolísticos do país, que jogarão a Copa na África. Mas será mesmo ?? Muitos acreditam que não, e eu não serei o que vou ficar em cima do muro, também acho que poderia ser muito melhor. Não somos alemães, húngaros, escoceses, suecos, enfim... times que privilegiam a marcação somente, e buscam jogadas aéreas, contando com a altura dos seus atacantes para fazerem um golzinho, e recuar no restante do jogo. Gente, isso não é futebol brasileiro, nunca jogamos uma Copa do Mundo com tantos jogadores de marcação, vamos contar ? Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo), isso só no meio de campo, vocês perguntarão: "Mas, Cláudio, Julio Baptista não é volante, nem Ramires, de repente !" E eu responderei que, de origem, são, são jogadores com pouquíssimas carcaterísticas de armação de jogo, só temos o sacrificado, em má fase, quase bichado Ricardo Izecson dos Santos Leite, o Kaká para os íntimos.

O que esperar de uma equipe que buscará, prioritariamente, não levar gols ? Essa é a intenção de Dunga, formar um meio de campo forte e buscar a saída rápida através dos laterais... mas os laterais ? Concordo que na direita temos dois dos melhores do mundo, mas na esquerda ? Gilberto do Cruzeiro ? Concordo, bom jogador, mas tem jogado como meia. E Michel Bastos ? Complicado, incógnita, pode estourar, mas não é a tendência, é reserva de luxo (pra os franceses não) do Lyon da França, e joga no meio também.

A crítica é porque não vejo um poder ofensivo nesse time, isso me preocupa, teremos que nos impôr aos adversários, como sempre fizemos, todo brasileiro espera isso, mas como faremos isso se o time está preocupado em marcar ? É difícil, entendo que o futebol, principalmente hoje, é ganho na marcação, na retenção da bola, mas também na objetividade, ganharemos com jogadores que joguem na vertical e que não fiquem dando passes pro lado. Seria a vez do Paulo Henrique Ganso, que vem arrebentando no Santos; ou Neymar, sei lá, muito jovem, mas habilidoso, tem poder de decisão ou Ronaldinho Gaúcho, sempre pode se esperar algo. Mas de quem iremos esperar nessa seleção ? Talvez Robinho, será ? Kaká, que afirmou não estar em um bom momento ? Quem sabe Ramires, do tradicional, porém modesto Benfica ? Não vejo muitas opções, sem pessimismo.

Diante do exposto e da conjuntura atual, reafirmo o que disse a uns meses atrás: o Brasil terá dificuldades, e muitas, nessa Copa. Não acredito no título, sinceramente, não acredito que passemos das quartas de finais, isso se chegarmos tão longe. Fazendo uma projeção, seguindo a lógica, pegaríamos a forte Holanda nas quartas e ficaríamos pelo caminho. Mas o futebol é surpreendente, isso é apenas uma opinião de um mero torcedor e amante do esporte, o Brasil pode ser campeão, inclusive como na Copa de 94, o time é bem parecido, na filosofia. Aliás, aquele Brasil era mais ofensivo, não tínhamos três volantes, mas apenas o próprio Dunga e Mauro Silva.

É, senhores, vamos ver o que o destino nos reserva, acho que, com esse time, não chegaremos muito longe. Ponho fé na Espanha (mesmo desacreditada por muitos, por nunca ter vencido), Argentina (que com esse poderio ofensivo é favorita sim, e um mágico no time, um jogador que pode definir partidas, o Lionel Andrés Messi) e porque não um africano ?? Camarões, Nigéria, Costa do Marfim ?? Não sei, mas acho que eles surpreenderão nessa Copa. Estão aí as apostas, vamos ver se estou errado, e o Brasil leva o hexa, mesmo sabendo que, se acontecer, será num sufoco enorme.

Grande abraço, e sorte para nosso futebol !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário