terça-feira, 18 de maio de 2010

Público pequeno, emoção pequena, não merecemos isso...


Caros amigos,

É explicável o título da nossa postagem, o que tivemos nessas 2 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, realmente, não nos motiva para uma temporada gloriosa e emocionante como a de 2009, por exemplo. Durante essas 2 duas rodadas inciais, tivemos uma média de público muito baixa, de apenas 10.728 pagantes / jogo, representando a 3ª pior média dos últimos 10 anos. Também não podemos esperar muito, 8 times, dos 20 que disputam o Campeonato, estão em competições paralelas, e não priorizaram mesmo o certame nacional mais importante.

Desta maneira, repito o que disse no último post, os times que levarem essas rodadas inciais a sério terão vantagem no final do Campeonato, como é o caso do Corinthians, o time alvinegro já despachou dois adversários nessas primeiras rodadas, somando importantes 6 pontos. Venceu o irreconhecível Grêmio, dentro do Olímpico, onde dificilmente é batido, e dificilmente será, com o time titular. Mas a equipe gaúcha colocou um monte de reservas para jogar, e fez um jogo morno, sem muitas chances de gol, e que foi definido pelo time que quis mais jogar, que levou a sério a partida. Com isso, mais 3 pontos para a campanha corinthiana.

E só lembrando, os últimos campeonatos foram decididos por menos de 3 pontos, por isso a importância de se somar pontos logo no início. E o Corinthians está fazendo sua parte, mesmo não jogando um futebol vistoso, tem feito sua parte e sendo eficaz.

Uma grata surpresa, que tenho que citar no post, é o Avaí de Floripa, encarou o Cruzeiro no Mineirão, que mesmo com um time misto, é um adversário difícil de ser batido em seus domínios, e se não fosse a expulsão do goleiro Zé Carlos, o time de Santa Catarina poderia ter ganho a partida. Mas o 2 x 2 ficou de bom tamanho, e fez o Avaí se posicionar na 2ª colocação.

Tivemos outra grande surpresa na rodada, o Ceará. Nem o torcedor mais fervoroso do Vovô acharia que o time enfrentaria o temido Santos, quase completo (somente sem Robinho), na Vila Belmiro, e ainda por cima tivesse um gol mal anulado e um pênalti mal marcado em favor do adversário praiano, e mesmo assim arrancaria um honroso empate em 1 x 1. E agora o Vovô pega o Vitória em um Castelão que, com certeza, estará lotado, e poderá levar o clube cearense aos dignos 7 pontos no certame.

A última grande surpresa, na minha opinião, é o Botafogo de Joel, que time impressionante, equipe limitada demais, mas joga com raça, não desiste, encara o adversário de igual para igual e tem contado com a fase inspirada do artilheiro do campeonato: Antônio Carlos (e olhem que ele é zagueiro). Os botafoguenses venceram os são paulinos no Morumbi, de virada, com um gol legítimo (ao meu ver) mal anulado, o que tornaria o placar mais elástico ainda, ou não, quem sabe ?

A grande decepção, o jogo péssimo, as jogadas mais bisonhas, os maiores erros de passes, ficaram guardados para o jogo do meu Vascão. Que jogo ruim de se ver, meu amigo... o Vasco precisa de ajuda. Enfrentou um Palmeiras desinteressado no domingo, com muitos problemas internos, sem Diego Souza, sem Lincoln, mas mesmo assim o Vascão foi ineficaz, criou poucas chances reais, e desperdiçou de forma medonha todas. O Vasco não tem um mau elenco, como muitos acham, apenas precisamos de um padrão de jogo e de um meia que possa fazer a ligação entre defesa e ataque. Ainda falo mais, não acho que o Vasco fará má campanha ou será rebaixado, isso se os dirigentes se mexerem agora, e buscarem alguns poucos reforços para suprir a necessidade de criatividade e dar uma segurança maior para o setor defensivo. Aí vem a lógica de que a melhor defesa é o ataque, pois senão agredimos o adversário dentro dos nossos domínios (como foi o caso do jogo contrao Palmeiras, onde chutamos muito, mas sem direção e sem perigo), ele gostará do jogo e causará problemas ao nosso time, e foi o que aconteceu, vi o gol do Palmeiras acontecendo, mesmo sem merecimento. Torço por melhoria no nosso time, e que possamos disputar de igual para igual o título da competição, pois ainda há tempo para a mudança.

No "frigir dos ovos", a rodada foi fraca tecnicamente ainda que a média de gols tenha sido, relativamente, alta, de 2,8 gols por jogo. Mas esperamos mais do campeonato mais disputado do mundo, não merecemos um campeonato frio e sem emoção, desta forma nos aproximaríamos mais da seleção burocrática de Dunga, e ratificariamos a convocação mais crítica das últimas Copas. Vamos esperar pra ver, e torcer por um campeonato vibrante e disputado.

Grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário