quarta-feira, 12 de maio de 2010

Começa a 1ª das 7 rodadas mais mornas da história do Campeonato Brasileiro.


Bom dia, caros amigos,

Após mais de 6 meses de ausência, eis que me inspiro para escrever novamente aos senhores. Agradeço àqueles que acompanham os comentários, aos amigos do dia a dia com quem debato sobre os diversos assuntos futebolísticos.

Vamos abordar, hoje, o início do nosso campeonato mais importante, mais romântico, e porque não, mais disputado. Tivemos um início de competição bem morno, com o favorito Cruzeiro, o maior campeão São Paulo, o time da mídia Flamengo, o não mais o mesmo Internacional, o brilhante Santos, o aguerrido e competitivo Grêmio, o estreante Atlético GO e o surpreendente Vitória, jogando com times mistos ou quase reservas, em virtude da disputa da Libertadores e Copa do Brasil. Concordo parcialmente com esse tipo de atitude, já que a Copa do Brasil é o meio mais rápido de chegar à Libertadores e como nos encontramos em sua fase semifinal, onde o campeão fará 4 partidas e alcançará o tão sonhado acesso à competição sulamericana.

Mas existe o fator contrário, 7 rodadas iniciais somarão 21 pontos disputados, e esses pontos valerão muito, terão o mesmo peso dos conquistados nas últimas rodadas do certame, então é notório que quem levar a sério essas primeiras rodadas poderá, sim, ser o campeão nacional. E quem fez isso na rodada ?

Nitidamente o Corinthians é um candidato forte ao título e a uma vaga na Libertadores, o time vem sendo massacrado pelas constantes eliminações, no Paulista, na Libertadores, o clube contratou bastante, investiu, afinal é o centenário do Timão. No domingo, no Pacaembu, vimos uma partida complicada, onde a expulsão prematura e irresponsável do Paulo Baier prejudicou sensivelmente ao Atlético PR. Mas reafirma que o Corinthians não entrou para brincar no Campeonato, e aposta suas cartas na competição.

O Cruzeiro, como eu sempre digo, é um time muito forte, talvez o mais forte do Brasil na atualidade, não tomou conhecimento do Internacional no Beira Rio e venceu com competência, o Gladiador foi essencial à vitória e parece querer voltar à boa fase.

O Santos jogou com time misto, mesclado, não podemos dizer que Neymar é reserva de nenhuma equipe do mundo, nem da seleção brasileira ao meu ver, mas enfim, esse assunto é para outro post. De qualquer forma, o alvinegro praiano se impôs, jogou bem mesmo estando no Engenhão, fez 3 a 2, tomou o empate no final, mas poderia ter ganho o confronto contra o Botafogo.

Não poderia deixar de falar do meu Vascão, que está me causando muita dor de cabeça, jogou pessimamente no primeiro tempo contra o Atlético MG, merecia ter tomado 4 gols só nessa etapa, mas depois se ajeitou, jogou um segundo tempo de igual para igual, sendo superior em muitos momentos, mas ainda falta a tal objetividade, falta aquele jogador que jogue verticalmente e faça o time correr, e não que corra com a bola. O Atlético MG é um time muito arrumado por Vanderley Luxemburgo, vai dar muito trabalho, principalmente jogando no Mineirão, depende muito do seu meio de campo, setor muito forte, com Ricardinho (que fez um primeiro tempo maravilhoso, armando, fazendo gol), Fabiano (que não se apresentou bem nessa partida), e na marcação forte de Zé Luis (muito bom no jogo) e Correa. O time não é bobo, ganhou do Vasco, jogou mal no segundo tempo, e poderia ter feito um placar mais elástico se não tivesse essa queda de rendimento.

Enfim, colegas, o campeonato começou morno, não vimos tantas emoções, o Avaí foi uma ótima surpresa, goleou em casa o Grêmio Barueri (ô, Grêmio Prudente, esse time toda hora muda de nome, enfim...). Mas não sinto que brigará por título ou algo parecido, deve pontuar nessas rodadas inciais, criar gordura, pois o campeonato começa, de fato, depois da Copa do Mundo. São Paulo e Flamengo foram os símbolos de uma rodada morna, um 1 x 1 sem graça, com chances só no final do jogo, cabeças na Libertadores.

Fazendo um balanço dessas rodadas inciais, podemos concluir que o Corinthians e o Atlético MG têm uma chance de ouro de chegarem bem na primeira metade do campeonato, mas é muito cedo para afirmar algo ainda, e espero que a continuação do certame possa causar mais emoção.

Espero, com muita fé, uma recuperação do meu Vascão, sinto o time sem raça, sem fibra, sem gana de vencer, desta forma brigará pelas posições mais abaixo na tabela.

Tenho esperança de um campeonato bem disputado, e que possa surpreender com o seu campeão, e vamos Vascão, reage !!!

Um grande abraço, postarei hoje sobre a convocação ainda !!!

Um comentário:

  1. Que bom que você, como não-corintiano, vê alguma possibilidade de título. O ano do centenário, para mim, está quase confirmado como "o ano do sem ter nada". No Brasileirão é preciso ter regularidade, e o Corinthians combina mais com aquela velha arrancada na etapa final, que nem sempre é suficiente para ganhar.
    Enfim! A esperança é a última que morre, e como se diz nos estádios, em momentos difíceis: "EU ACREDITOOOOOOOOOO!" (principalmente em milagres!)

    ResponderExcluir