quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais que uma Copa...


É, meus caros amigos, dar-se-á início mais uma Copa do Mundo de Futebol, o 19º torneio disputado entre seleções mundiais na história do esporte. Esta de 2010 nos traz uma realidade diversa, será realizada na África do Sul, um país predominantemente (já que existem as regiões onde o luxo impera, a  má distribuição de renda é um fator marcante naquele país) pobre, carente, saudoso por momentos felizes, eis o aspecto mais relevante e bonito do torneio, trazer alegria, contentamento, diversão a esse povo sofrido, massacrado, até mesmo, pela sua história de colonização. E mais eminentemente mostrar ao mundo que mesmo sem muitas condições de subsistência, em condições precárias da maioria da população, podemos, sim, viver com alegria, com prazer, com um sorriso no rosto e apreciar os bons momentos da vida, e que a vida é muito maior do que pensamos.

A Copa, ao meu ver, trará não só resultados dentro de campo, como também fará com que o mundo possa olhar para um lado muitas vezes escondido, maquiado pela mídia, a pobreza, a desigualdade do povo. É dentro dessa perspectiva que 736 homens tentarão da melhor forma trazer alegria ao mundo, e principalmente à essa população tão esmagada pelas desigualdades. Dos 736 homens, nem todos serão atores principais, mas estarão presente no 2º maior encontro esportivo do mundo, só perdendo para as Olímpiadas, muitos chorarão, muitos expressarão seus sentimentos, muitos deles ainda serão campeões, na verdade não só os 23 que levantarem a taça, mas sim os que mais honrarem as cores do seu pais, os que derem de tudo para disputar e quem sabe vencer ou perder, perder também faz parte nesse esporte. 

Brancos, negros, pardos, orientais, sulamericanos, europeus, todos em prol de um objetivo esportivo, mas que já fazem parte da história, sendo participantes da Copa da Igualdade, a Copa do Não Preconceito, a Copa do Olhar Humano. Enfim, falta 1 dia para o início da Copa da África, talvez a melhor de todas as Copas já disputadas, só a causa já vale, só o apoio, a ajuda e o olhar para os menos favorecidos já tornam esse evento belíssimo. 

Um grande abraço, e teremos FUTEBOL no próximo post, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário